S´bado, 02 de agosto de 2014
 
TV Alterosa (MG)

Presente em todos os cantos de Minas Gerais, do Jequitinhonha às cidades históricas, do Triângulo Mineiro ao Vale do Aço, a TV Alterosa alcança 98% de cobertura em todo o estado, resultado de um audacioso projeto de regionalização e do forte investimento em tecnologia. A Alterosa é uma das mais antigas emissoras brasileiras, fundada em 13 de março de 1962.

Seu sinal é recebido por 18 milhões de pessoas em 834 municípios mineiros, via satélite ou por meio de geradoras em Belo Horizonte, Varginha, Juiz de Fora e Divinópolis. Equipes de reportagem e atendimento comercial também garantem uma maior integração dos assuntos de interesse local, além de uma grande proximidade com os telespectadores de todo o estado.

A TV Alterosa trata dos assuntos com clareza, objetividade e naturalidade, do jeito que o mineiro gosta. É a voz da comunidade, reconhecida e aclamada nas ruas. É entendida e anunciada pelo público como a TV que o mineiro vê, slogan escolhido pelo próprio telespectador em campanha interativa.

E interatividade é uma das mais fortes características da emissora, que não restringe seu relacionamento com o telespectador apenas pela telinha do aparelho de televisão – a equipe da Alterosa está presente nas ruas, praças, parques e festas dos mineiros. Os eventos promovidos pela emissora também estão consagrados no calendário de diversas cidades de Minas.

O Show Alterosa de Fogos, por exemplo, reúne quase meio milhão de pessoas à beira da Lagoa da Pampulha, na virada do ano, e o Troféu Telê Santana é considerado a grande premiação do futebol mineiro, em uma festa de gala no Palácio das Artes. Responsabilidade Social é a marca registrada da Caravana Alterosa, evento itinerante que, desde o ano 2000, leva entretenimento, serviços e informação à população da região metropolitana de Belo Horizonte.

A programação da emissora é completa e vai muito além da fórmula jornalismo e esporte, comum a outras emissoras locais. A Alterosa prima pela inovação e criatividade, com média de 4 horas diárias de programas próprios e atrações para todos os públicos. Humor, variedades, mercado automotivo, turismo e comportamento são alguns dos destaques. De domingo a domingo, são produzidos e exibidos, em todo o estado, 13 programas com o selo Alterosa, além de atrações especialmente desenvolvidas pelas emissoras de Varginha, Juiz de Fora e Divinópolis para as respectivas regiões.

Alterosa na Internet

Toda a programação da TV Alterosa está na Internet desde 1995. O internauta tem a possibilidade de assistir, gratuitamente, aos conteúdos de seus programas favoritos onde, como e quando quiser. No portal da TV Alterosa (www.alterosa.com.br), o internauta acessa vídeos de matérias, informações sobre cada programa, detalhes sobre os apresentadores, os comentaristas, os quadros e as promoções, além de informações sobre os eventos que a emissora promove.

Dados Gerais

Presente em 98% das cidades de Minas Gerais*.

Abrange mais de 5,1 milhões de domicílios com TV*.

São 18,9 milhões de pessoas cobertas pelas emissoras da TV Alterosa no estado*.

A cada dia, mais de 1.740.000 telespectadores** estão sintonizados na TV Alterosa, somente na Grande BH.

Sinal recebido em 834 municípios de Minas, via satélite ou através de geradoras em Belo Horizonte, Varginha, Juiz de Fora e Divinópolis.

Cobertura Target Marketing Brasil em Foco. Maio/09
*Ibope . Media Workstation . Mercado GBH . Setembro.2009 . Alcance médio - 6h-5h59


A TV que o mineiro vê

· TV Alterosa de Divinópolis atinge 60 cidades do Centro-Oeste mineiro, totalizando uma população de, aproximadamente, 1.431.000 habitantes.

· TV Alterosa de Juiz de Fora atinge 127 cidades da Zona da Mata e Vertentes de Minas, totalizando uma população de, aproximadamente, 2.078.000 habitantes.

· TV Alterosa de Varginha atinge 138 cidades do Sul e Sudoeste de Minas, totalizando uma população de, aproximadamente, 2.549.000 habitantes.
 

Perfil do telespectador

Toda a família está ligada na TV Alterosa: jovens de 15 a 24 anos estão presentes nas casas de 1.499.000 telespectadores; os lares de 1.149.000 têm crianças; 862 mil telespectadores são casados, 680 mil são chefes de família e, 679 mil, donas de casa.

Sexo
45% Homens
55% Mulheres

Idade
14% de 04 a 11 anos
15% de 12 a 17 anos
12% de 18 a 24 anos
16% de 25 a 34 anos
23% de 35 a 49 anos
20% a partir de 50 anos

Classe social
77% Classe ABC
23% Classe DE

Fonte: Ibope . Media Workstation . Mercado GBH . Setembro.2009 . Dados individuais.

PROGRAMAÇÃO

Alterosa Esporte

O programa reúne todas as torcidas de Minas e faz a cobertura mais completa do cenário esportivo mineiro, com um bate-bola inteligente e muito bem-humorado com os representantes das maiores torcidas de Minas na Bancada Democrática. As reportagens mostram os bastidores dos clubes e fazem “marcação cerrada” quando os craques estão em campo. De segunda a sexta, abre o horário nobre da TV Alterosa na hora do almoço com todas as notícias do futebol e todos os esportes, além de quadros que já estão consagrados no noticiário mineiro: Gols da Rodada, Compacto, Invadindo a Área, Abrindo o Jogo, Fora de Jogo, Caju e Totonho, Desafio da Bancada, Gol Contra, Marcação Cerrada, A Bomba do Jaeci.

Jornal da Alterosa – 1ª edição

Há mais de uma década é o telejornal em que os mineiros confiam. Qualidade, transparência, abrangência e informação são apresentados em um formato leve e dinâmico, de fácil entendimento, com a profundidade e a relevância necessárias. Foi o primeiro telejornal local transmitido para toda Minas Gerais, divulgando notícias e contando com a participação de jornalistas de diversas regiões do estado. O telejornal aborda os assuntos de interesse da população mineira, com ênfase nos principais acontecimentos do dia, além de cultura, entretenimento e serviços. Apresenta as seguintes colunas: Agenda Cultural, Coisa Nossa, Estilo & saúde, Galeria Alterosa, Nota 10, Orientação Legal (Direito do Consumidor, Direito da Família, Direito do Trabalho), Previsão do tempo, Receita JA, Reportagens especiais, Trabalho. O Jornal da Alterosa – 1ª edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, na programação da hora do almoço.

Jornal da Alterosa 2ª edição

Apresenta a mesma orientação editorial da 1ª edição, mas logo no início da noite. Entre os quadros: Galeria Alterosa, Agenda Cultural e Coisa Nossa e Previsão do Tempo.O Jornal da Alterosa – 2ª edição vai ao ar de segunda a sábado.

Antônio Roberto e Você

O experiente consultor comportamental Antônio Roberto e a apresentadora Érica Machado falam sobre vários aspectos das relações familiares e profissionais, com muita clareza e em um tom bastante informal. O programa promove a interação com o público, que participa por telefone e por meio de mensagens eletrônicas. O Antônio Roberto e Você vai ao ar de segunda a sexta-feira, abrindo a programação matutina da Alterosa. Na segunda-feira, o programa tem uma edição extra no início da tarde.

Viação Cipó

O programa faz uma viagem sobre os mais variados temas da vida do mineiro, seja pelo interior ou pela capital de Minas Gerais. Mesclando matérias jornalísticas, entrevistas, enquetes e números musicais, o Viação Cipó é uma revista eletrônica de variedades exibida na manhã de domingo, uma vitrine das raízes de Minas. Leva ao telespectador as mais belas paisagens, as mais irreverentes curiosidades, as melhores receitas e tradições – artes e costumes que ainda resistem entre as montanhas e vales do estado. É uma forma de a TV Alterosa valorizar a cultura local, sua terra e sua gente. Entre seus quadros: Paisagens Mineiras, Feito em Minas (artesanato), Viação Cipó Musical, Viação Cipó Sustentável, Calendário da Viação Cipó e Receitas da Viação Cipó. O Viação Cipó é reprisado no início da tarde de quinta-feira.

Bola na Área

Pioneirismo, tradição, credibilidade, audiência, liderança, convergência de conteúdos e comunicação sem barreiras. Tudo isso reunido no encontro de três dos principais veículos de comunicação de Minas Gerais: ouvintes da Rádio Itatiaia, telespectadores da TV Alterosa e internautas do Superesportes no Portal UAI ganham uma cobertura mais ampla dos fatos esportivos, em pontos de vista que se completam. Bola na área é a composição de um time de peso do jornalismo esportivo mineiro. Todo Sábado, na hora do almoço, o programa faz uma análise crítica e imparcial do mundo dos esportes, revendo os principais lances da semana com as imagens da TV Alterosa e a narração da Itatiaia. Destaque para o quadro Seu nome, Seu bairro.

TV Verdade

De segunda a sexta-feira, às 13h30, o programa de formato inovador discute as polêmicas que rondam a sociedade, assuntos da pauta do dia na mídia e temas do cotidiano com convidados de diferentes pontos de vista e estereótipos. O TV verdade é apresentado pelo jornalista Ricardo Carlini.

Casca Grossa
 
Devido ao sucesso do quadro de aventuras do Alterosa Esporte que vai ao ar toda sexta-feira no esportivo da TV Alterosa, o Casca Grossa ganhou um programa exclusivo de meia hora, todos os sábados, às 10h, na grade da TV Alterosa. Gustavo Abah e Gustavo Piancastelli trazem toda semana um programa inédito de aventura e natureza pelos quatro cantos do mundo, sempre com o viés esportivo, originário do quadro conhecido do público. Partindo do conceito vídeo-reportér, ambos registram as imagens e apresentam o melhor de suas jornadas pelo ar, pela neve, pelas montanhas e pela água, com equipamentos especiais, câmeras que filmam debaixo d´água e em condições extremas de temperatura e pressão e a ajuda de mais um cinegrafista, também esportista e preparado para as viagens "casca grossa".

Vrum

As dicas e os assuntos que mais interessam aos motoristas e o seu dia a dia estão em Vrum, programa que conta com a qualidade e o profissionalismo de dois especialistas do ramo automotivo: Boris Feldman e Emílio Camanzi, com apresentação de Mônica Veloso. Vrum apresenta testes, lançamentos, reportagens sobre os salões do automóvel de todo o mundo e as novidades do mercado de automóveis. Um programa pioneiro – é a primeira produção regional, fora do eixo Rio-São Paulo, exibida em rede nacional pelo SBT, toda manhã de domingo. Entre os quadros: Testes, Comparativos, Boca no trombone, Sonhando Auto, Retrovisor, Dica Segura, Auto Papo, Beabá do Automóvel.

Don & Juan e sua História

É mais um exemplo de como a TV Alterosa valoriza a cultura e a história mineiras, aliada à música sertaneja. Com a participação de telespectadores, da plateia e muitos artistas, o programa mostra, todo domingo pela manhã, histórias contadas ao fundo de músicas de sucesso. Durante o programa, o público faz os pedidos e a dupla Don & Juan canta as músicas para uma platéia que acompanha tudo, cantando junto.

EMISSORAS NO INTERIOR

As emissoras da Alterosa de Divinópolis, Juiz de Fora e Varginha representam, respectivamente, as regiões Centro Oeste, Zona da Mata e Sul de Minas. Além dos programas produzidos pela TV de BH, elas exibem, em suas regiões, a programação regional da TV Alterosa. São eles:

Jornal da Alterosa Edição Regional - Telejornal diário, exibido de segunda a sábado no horário do almoço, com duração de 20 minutos. A Edição Regional é um noticiário que fala, diariamente, das cidades de cada região (Centro-Oeste, Zona da Mata e Sul de Minas) abordando sua história, desenvolvimento e cultura. O telejornal prioriza assuntos de grande interesse dos cidadãos, sempre com entrevistas que permitem a expressão da população.

Frequência X - Revista eletrônica exibida de segunda a sexta-feira, na programação do horário do almoço. O programa apresenta reportagens, entrevistas, clipes musicais, brincadeiras, sempre mostrando o melhor das cidades do Centro-Oeste, Zona da Mata e Sul de Minas. Arte, cultura, esporte, lazer, pontos turísticos e belezas naturais. Tudo isso com muito bom humor e descontração.

Café com TV - Programa rural, exibido nas manhãs de domingo, especializado em divulgar o café e esclarecer todas as dúvidas dos telespectadores em relação ao cultivo, utilização e comercialização do produto, tais como: especificidade da commodity, influência do clima, previsão do tempo, técnicas agrícolas, entrevistas com expoentes do setor sobre temas polêmicos, receitas com café, histórias, entre outros temas.

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

ANUNCIE EM NOSSOS VEÍCULOS

EMPRESAS DO GRUPO

FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND

 

topo ^