Quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
 
Jornal do Commercio (RJ)

O Jornal do Commercio é o jornal mais antigo em circulação na América Latina, com 181 anos de circulação ininterrupta, cuja sede está situada no Rio de Janeiro. Foi fundado pelo francês Pierre Plancher em 1º de outubro de 1827 e passou a integrar os Diários Associados em 1959. Consultar seus arquivos é rememorar boa parte da história do Brasil, desde o Império, passando pelos primeiros anos da República e todo o século XX.

É uma tarefa facilitada pelo fato de ser o primeiro jornal brasileiro totalmente microfilmado, desde a primeira edição, pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Suas coleções são mantidas desde 1827 para consultas. A título de curiosidade, o Jornal do Commercio teve papel importante no movimento que culminou com a abdicação de D. Pedro I ao trono, em 7 de abril de 1831. Seu filho e sucessor, D. Pedro II, escrevia sob pseudônimo no jornal e influía em seus editoriais, a ponto de um destes ter causado a queda do Ministério.

Passaram pelo seu quadro de colaboradores e dirigentes outras grandes personalidades, como José Maria da Silva Paranhos (Barão do Rio Branco), José de Alencar, Homem de Mello, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Visconde de Taunay, Félix Pachec e Austregésilo de Athayde.

Justamente por ter uma base jornalística única na imprensa brasileira, é a publicação que formula um noticiário arrojado todos os dias, se constituindo em um dos jornais de maior confiabilidade do País. Conteúdo é, portanto, seu ponto forte, que oferece ao leitor análise política, econômica, nacional e internacional, a cargo de excelentes profissionais de renome nacional. Reproduz em suas páginas algumas das principais colunas jornalísticas, assim como os demais jornais dos Diários Associados.

Para assegurar a melhor cobertura jornalística, o Jornal do Commercio instalou sucursais na Capital Federal e também em São Paulo, principais praças geradoras de notícias de repercussão nacional, além do próprio Rio de Janeiro, de onde a publicação é originária. Compila, ainda, as notícias de maior destaque, distribuídas pelas principais agências nacionais e internacionais.

O Jornal do Commercio é um ícone na cobertura do Mercado de Capitais, abrangendo os movimentos das Bolsas de Valores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Traz informações completas e comentários preciosos das Bolsas do exterior - Nova York, Chicago, Londres, Paris - com as minúcias dos mercados de câmbio do Brasil e de outros países, as cotações de moedas e de metais, boletins atualizados do mercado atacadista nacional, fundos, os mais variados; mercado de produtos primários em preços internacionais e nacionais etc.

CADERNOS

É editado em formato standard e dividido em Primeiro Caderno, Regionais, Seu Dinheiro. É dividido nas seguintes editorias:

Primeiro Caderno
Concentra as seções Economia, País, Colunas, Opinião, Memória e Mundo.

Regionais
Traz as notícias de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Seu Dinheiro
Abrange os temas Mercados, Empresas, Direito & Justiça, Tecnologia e Gerência.

Fim de Semana
Circulação: 6ª feira, sábado e domingo.

Leilões
(segmento exclusivo do jornal)

Artes

ASSINATURA APÓIA UNIVERSITÁRIOS

Quem ainda não é assinante tem a chance de conhecer gratuitamente o conteúdo editorial por até duas semanas no site da publicação, que reproduz todas as notícias da versão impressa. Ao adquirir uma assinatura, o assinante pode indicar até três universitários para que tenham acesso gratuito à versão digital no site por seis meses. Dessa forma, o Jornal do Commercio espera beneficiar esses estudantes e futuros profissionais com acesso ao conhecimento difundido diariamente pelas páginas do Jornal do Commercio.

SERVIÇOS GRÁFICOS

O Jornal do Commercio é uma empresa que, além de fornecer conteúdo jornalístico à sociedade, também presta serviços de impressão para terceiros. Para isso coloca à disposição do público equipamentos de pré-impressão e impressão, oferecendo qualidade indiscutível e preço competitivo para realizar o que há de melhor em serviços gráficos em rotativas com ótimo acabamento.

PERFIL DOS ASSINANTES

Sexo
72% Homens
28% Mulheres

Escolaridade
67% têm formação superior
33% têm nível técnico

Idade
9% entre 18 e 25 anos
28% entre 26 e 35 anos
37% entre 36 e 45 anos
26% mais de 46 anos

Classe social e perfil econômico
56% classe A
36% classe B
8% classe C.
54% recebem 30 ou mais salários mínimos.
20% são pequenos empresários e profissionais liberais
48% são grandes / médios empresários e administradores de empresas.

Para mais informações sobre a história do Jornal do Commercio, acesse o site www.jornaldocommercio.com.br

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

ANUNCIE EM NOSSOS VEÍCULOS

EMPRESAS DO GRUPO

FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND

 

topo ^