Sexta-feira, 24 de outubro de 2014
 
Estado de Minas (MG)

O Estado de Minas é um dos mais importantes jornais do País, editado pelos Diários Associados desde 7 de março de 1928. Ao longo dos anos em que tem estampado os fatos mais relevantes que marcam a vida do povo mineiro, o jornal consolida sua marca nessa importante região brasileira. Isso porque o Estado de Minas é um jornal que se transforma de leitor a leitor, que exibe, retrata, comenta e perpetua uma história que não só impacta o cotidiano das pessoas, mas que é desenhada por elas.

A publicação é referência para a formação da opinião pública em Minas Gerais e um dos diferenciais do jornal é a credibilidade de seu conteúdo, a manchete concisa, bem elaborada e rica em detalhes. Não disputa, portanto, posições no ranking de vendas avulsas – colocando a qualidade do trabalho acima da quantidade de exemplares vendidos.

Editado em formato standard, o Estado de Minas tem circulação diária e conteúdo diferenciado também na Internet, onde passou a figurar em 1995, inicialmente com seu caderno de Informática. Nos arquivos do Estado de Minas encontra-se o valioso acervo da revista O Cruzeiro, um marco do jornalismo da América Latina, que circulou entre novembro de 1928 e julho de 1975.

CONTEÚDO

Primeiro Caderno

O Primeiro Caderno apresenta a cobertura dos principais acontecimentos políticos e econômicos de Minas, do país e do mundo, com reportagens, análises e seus impactos no cotidiano. Expõe a opinião do jornal, as reflexões de especialistas e publica as cartas dos leitores. Destaca ainda as novidades nas áreas da ciência, da pesquisa e do desenvolvimento. Compõem este caderno as editorias de Política, Nacional, Opinião, Economia, Internacional e Ciência. Circulação diária.

Política

Cobertura dos principais fatos e decisões políticas em Minas e no Brasil, com reportagens investigativas e fiscalização das atividades do poder público em todas as suas esferas - Governo Federal, Governo Estadual, Congresso Nacional, Assembléia Legislativa, Câmaras Municipais, Judiciário. Entre suas colunas e seções, estão Em dia com a política, Giro Minas e a coluna de Marcos Coimbra. Circulação diária.

Nacional

Apresenta assuntos de interesse nacional - da educação aos direitos humanos, passando por cidadania, meio ambiente, violência/segurança pública e fenômenos naturais. Publica diariamente um Giro pelo País. Circulação diária.

Opinião

Uma editoria dinâmica e atual, que dá espaço à manifestação do leitor, através de uma pesquisa de avaliação da edição anterior e por meio de cartas ou internet no Cartas à Redação. Apresenta a opinião do jornal sobre um dos assuntos mais importantes do momento. Um posicionamento que é, quase sempre, relacionado a uma das manchetes do dia, qualificando ainda mais o conteúdo jornalístico oferecido ao leitor. Circulação diária.

Internacional

A editoria Internacional reúne notícias sobre os principais acontecimentos no mundo, fatos de repercussão mundial, como reuniões de cúpula, acordos políticos, eleições, manifestações culturais, catástrofes, guerras e crises, além de celebridades e personalidades. Publica diariamente um Giro pelo Mundo. Circulação diária.

Ciência

Editoria que informa os leitores sobre as novidades na medicina, saúde, conquistas e avanços da humanidade, pesquisas espaciais, invenções, novas tecnologias e descobertas de interesse geral. Circulação diária.

Economia

Apresenta reportagens e análises sobre a macroeconomia, a movimentação do mercado financeiro nacional e internacional, faz o acompanhamento jornalístico da atividade empresarial no País e dos negócios em Minas, além de informações com muito serviço para os consumidores, além dos principais indicadores econômicos. Entre suas colunas e seções, estão: Brasil S/A, Consumidor, Segunda Via, Energia, Arte Final (aos domingos) e Giro Econômico. Circulação diária. Todo domingo, circula como caderno exclusivo, com reportagens de profundidade sobre a atividade econômica e matérias especiais.

EM Cultura

O caderno enfoca o que ocorre na área cultural de Minas. Reportagens, entrevistas, entretenimento, artes e espetáculos são tratados em profundidade. Apresenta informações sobre cinema, televisão, literatura, teatro, música, artes plásticas, celebridades e gente da sociedade. Traz, ainda, um roteiro cultural diário e crônicas de consagrados escritores e artistas, como: Alcione Araújo, Carlos Herculano Lopes, Fernando Brant, Frei Beto, Fernanda Takai, Affonso Romano de Sant’Anna e Cyro Siqueira. Suas colunas e seções são: Horóscopo, Gastronomia, Anna Marina, História do Dia, O Berço da Palavra, Dicas de Português, Tout Court Minas, Mário Fontana, Hit de Helvécio Carlos, Giro Cultural, Roteiro, Telemania, Caras & Bocas de Daniela Mata Machado, Cruzadas e Quadrinhos. Circulação diária.

Esportes

Apresenta cobertura completa do futebol brasileiro e internacional. Traz informações dos grandes eventos (Olimpíadas, Copa do Mundo/Eliminatórias) e as principais competições, realçando a participação e o dia-a-dia dos clubes mineiros. O caderno dedica um amplo espaço para variadas modalidades esportivas, competições de alto nível e atividades comunitárias, como campeonatos escolares. Dinâmico e opinativo, o caderno é um canal aberto com o público e incentiva o leitor a participar de cada edição. Suas colunas e seções são: Tabelas dos Campeonatos Mineiros e Brasileiro, Classificação, Giro Esportivo, Galeria do Fim de Semana, Tribuna do Torcedor, Um Momento na História, Mundo Radical, Tiro Livre, Coluna do Tostão, Coluna do Jaeci, as tirinhas do cartunista Afo, Mundial 2010, Prorrogação e Esportes & Lazer. Circulação diária.

Gerais

A editoria apresenta vários assuntos como educação, saúde, segurança pública, meio ambiente, lazer, carnaval, datas religiosas, cultura, patrimônio artístico e religioso, administração pública, trânsito, estradas etc. Através do jornalismo-cidadão, o caderno privilegia uma maior proximidade com o leitor, por meio da seção de cartas, que aborda temas ligados à relação das pessoas com a comunidade em que vivem. Além disso, o caderno procura retratar personagens interessantes, que fazem ações que emocionem ou que interessam à comunidade. Aos sábados, o Gerais circula com conteúdo regional somente para a cidade de Divinópolis e região. Entre as colunas e seções destacam-se: Pois É, com Maurício Lara; Tiro e Queda, com Eduardo Almeida Reis; Personagem da Semana; Grita Geral; No Seu Bairro; Figuras de Minas; Seção do Leitor; Por Dentro de Minas e D+. Circulação diária.

Veículos

A proposta do caderno é apresentar ao leitor os lançamentos de automóveis, caminhões e motos. Na seção Carros e Motos são feitos testes que mostram as qualidades e os problemas dos veículos, incluindo a avaliação técnica de engenheiro. Além disso, o caderno traz dicas, serviços e matérias com pontos positivos e negativos do mercado de veículos usados e antigos, sobre o mercado de reposição de peças, com dicas de como e onde comprar; além de tabelas de preços de veículos novos e usados. Na seção de cartas, os leitores podem tirar suas dúvidas sobre produtos e serviços.

Colunas e Seções: Duas Rodas, Aviação, Boris Feldman e Alta Roda, de Fernando Calmon. Circulação às quartas, sábados e domingo.

Agropecuário

A prestação de serviço e a abordagem prática dos temas são os maiores destaques do caderno que traz os sabores e as delícias da cozinha mineira; o passo-a-passo das técnicas mais adequadas de plantio e de manejo animal; agenda com os cursos, encontros e palestras; a previsão meteorológica etc. O Agrocorreio, espaço destinado para o leitor tirar suas dúvidas com especialistas sobre plantio, uso de agrotóxicos, criação de animais, época certa de plantar etc é um dos destaques. Colunas e Seções: Comida da Terra, Giro Agropecuário, Como Fazer, Boa da Safra, Tempo do Campo, Biblioteca do Campo. Circulação às segundas-feiras.

Bem Viver

O caderno é voltado para pessoas que buscam mais qualidade de vida. Trata de assuntos de saúde, nutrição, vida alternativa e família, com matérias de comportamento e dicas de saúde, além de matérias e uma página de entrevista com especialistas. Traz ainda informações de cursos, palestras e lançamentos de livros e seção de cartas, onde profissionais respondem às dúvidas dos leitores. Entre as colunas e Seções: Cartas e Consultas, Antônio Roberto, Coração de Mãe com a Déa Januzzi, Saúde para Todos e Dicas de Saúde. Circulação aos domingos.

Divirta-se

O Divirta-se é perfeito para quem quer programar sua semana. É o caderno-revista com o mais completo guia semanal de entretenimento de BH, com informações de restaurantes, lugares para dançar, cinema, vídeo, teatro e shows, artes visuais, além de dicas de lazer em Minas. Suas colunas e seções são: E Aí, Esquema Novo, Tudo a ver e Clube de Assinantes. Circulação às sextas-feiras.

Direito & Justiça

Aborda temas relacionados ao Poder Judiciário, direcionados a profissionais de direito, e veicula decisões e reflexões de interesse geral. Publica artigos de autoridades da área e também abre espaço para o meio acadêmico, com artigos de estudantes e professores, divulgando ainda resenhas de livros e publicações especializadas. Colunas e Seções: Josemar Dantas, Consumidor, O que diz a Lei e Luís Carlos Alcoforado. Circulação às segundaa-feiras.

Feminino & Masculino

O Feminino & Masculino é um caderno diferenciado, com design primoroso, rico em pautas e matérias que atraem um público sofisticado. Apresenta temas variados como moda, comportamento, saúde, arquitetura e decoração, gastronomia e sexualidade, com uma linguagem mais próxima do gênero revista. Colunas e Seções: Anna aos Domingos, Boa Mesa, In Vino Veritas, Casa Mineira, Sexualidade e Vida Integral. Circulação aos domingos.

Guia de Negócios

Mostra como funcionam pequenos empreendimentos de diversos segmentos da economia e aponta oportunidades de negócios. É voltado para quem tem algum recurso financeiro para investir ou mesmo pra quem trabalha em casa, de forma artesanal. O Guia funciona também como roteiro para quem busca determinado produto ou serviço. Colunas e Seções: Empreendedorismo, Marketing e Livros. Circulação aos domingos.

Gurilândia

Traz matérias que abordam o universo das crianças, escritas de maneira clara e direta, sobre assuntos diversos. Escolas, projetos desenvolvidos por crianças, cidadania, meio ambiente e estudo então entre os temas abordados, além de dicas de livros e diversão dentro e fora de casa. O caderno é adotado por várias escolas de Belo Horizonte e interior de Minas, que desenvolvem projetos baseados nas reportagens. Colunas e Seções: Dra Sara Tudo, Seção de Carta, Personagem e Como Funciona. Circulação aos sábados.

Informática

Traz informações sobre computação móvel e fixa, internet, sites e blogs, hardware e softwares (produtos, serviços e orientação quanto ao uso). Apresenta aos leitores matérias sobre testes de produtos, telecomunicações, tecnologia da informação, comportamento relacionado ao uso dos produtos e serviços, telefonia, fotografia, e indústria dos games. Colunas e Seções: Técnicas e Truques, Soft & Hard, Atalho e Giro Tecnológico. Circulação às quintas-feiras.

Pensar

O caderno Pensar aborda o mundo dos escritores e pensadores a partir de matérias aprofundadas e ricamente diagramadas. Apresenta ensaios e artigos de jornalistas, críticos e intelectuais sobre temas variados, como sociologia, urbanismo, história, política, economia e filosofia, além de resenhas de livros e eventos da cultura e das artes. Colunas e Seções: Olhar, Psicanálise, Contos, Clássicos para Todos. Circulação aos sábados.

Ragga Drops

Produzido pelo Núcleo Ragga, o caderno Ragga Drops apresenta matérias e notas sobre assuntos de grande interesse do público adolescente e jovem, com textos leves, curtos e descontraídos, além de uma linguagem visual atraente. O conteúdo do caderno é quase todo colaborativo, criando uma identidade ainda mais forte com o leitor. Debates e outros tipos de ações em colégios e faculdades são realizados continuamente, gerando conteúdo para abastecer o caderno semanal. Colunas e Seções: Divã Ragga Drops, Cartas, Como Fazer, Urbanóides, Quem é Ragga Drops, Conta Aí, e Liga Ragga Drops. Circulação às quintas-feiras.

Turismo

O Caderno Turismo apresenta destinos nacionais e internacionais, com informações sobre passeios, hospedagem, atrações e preços, serviços e notícias do trade turístico relacionadas a viagens. É um caderno interativo que valoriza a participação dos leitores com a publicação de relatos e fotos de viagens. Colunas e Seções: História da Viagem, Clique do Leitor, Embarque. Circulação às terças-feiras.

TV

Traz em suas páginas reportagens sobre produções da TV aberta e paga, entrevistas com artistas, críticas de programas, resumo das novelas e sinopses dos filmes da semana. Colunas e Seções: Frases da semana, De Olho na Telinha, Platéia, Caras & Bocas, TV Paga, Novelas e TV Aberta. Circulação aos domingos.

Classificados

Caderno que apresenta anúncios diversos de emprego, imóveis, veículos, serviços etc. Os Classificados Estado de Minas são lidos por 74% dos leitores de classificados da Grande Belo Horizonte. É apontado como a seção de classificados mais importante ou mais eficiente entre os jornais da Grande BH, com publicação de anúncios destacados e linha. Os Classificados se dividem em Seção de Imóveis, Veículos, Diversos e Empregos e Serviços. Circulação diária.

Imóveis

Apresenta matérias sobre compra e venda de imóveis, locação, lançamentos, mercado imobiliário em geral, destaca produtos ou serviços que têm impacto no mercado da construção, além de publicar depoimentos de empresários, arquitetos, músicos e designers sobre a concepção do que é morar bem. Colunas e Seções: Tendências, Morar Bem, Mercado Imobiliário. Circulação às quintas-feiras e domingos.

Emprego

Traz matérias diversificadas sobre o mercado de trabalho, carreira, gestão, programas de estágio e trainee, treinamento etc. É voltado para estudantes universitários, candidatos a emprego e profissionais que atuam na área de RH ou que estejam buscando uma recolocação profissional. Colunas e Seções: Recursos Humanos, Oportunidades e Fique Ligado. Circulação aos domingos.

Hora Livre

Caderno com jogos e passatempos, com cruzadinhas, jogo de erros, sudoku, piadinhas e caça palavras. Circulação às segundas-feiras.


Prazer EM Ajudar

Com visual atraente, agradável e linguagem acessível, dedica-se a um importante assunto: o crescente movimento da responsabilidade social das empresas e seu impacto no desenvolvimento sustentável do país, na sociedade, na vida das pessoas e no mundo dos negócios. O caderno traz notas ilustradas sobre as boas práticas desenvolvidas recentemente e reportagens setorizadas, de acordo com os temas de responsabilidade social; seções sobre consumo consciente, pesquisas e estudos relacionados à cultura da sustentabilidade; agenda de eventos relacionados ao tema etc. Colunas e Seções: Ações e Exemplos, Imagem do Mês. Circulação na última terça-feira de cada mês.

PERFIL DO LEITOR

Total
531 mil leitores na Grande Belo Horizonte

Sexo
53% Homens
47% Mulheres

Classe social

10% A1 (população, 3%)
18% A2 (população, 6%)
23% B1 (população, 10%)
21% B2 (população, 18%)
26% C (população, 48%)
2% DE (população, 15%)

Idade
3% 10 a 14 anos
9% 15 a 19 anos
27% 20 a 29 anos
21% 30 a 39 anos
19% 40 a 49 anos
21% 50 anos +


O Estado de Minas, entre todos os jornais que circulam na Grande Belo Horizonte, é o que apresenta o maior número de leitores que ocupam cargos em nível superior em sua atividade profissional, graduados, pós-graduados ou que pretendem fazer cursos de pós-graduação; possuem renda familiar a partir de 10 salários mínimos; investidores (têm aplicações financeiras); pretendem viajar para o exterior e costumam freqüentar exposições, museus e peças de teatro.

Aos domingos, a tiragem é de 119 mil exemplares; nos dias úteis, são mais de 73 mil.

Fonte Ipsos: Estudos Marplan/EGM – Mercado Grande BH – Filtro: 10 e + anos: 3.090.000 – Abril-2008 a Março-2009. Nº de leitores impresso e/ou digital – Tiragem: IVC Junho 2009

 Circulação

Aos domingos, a circulação é de, aproximadamente, 102.034 exemplares - Assinaturas: 76% / Venda avulsa: 24%; nos dias úteis é de 71.926 exemplares - Assinaturas: 90% / Venda avulsa: 10%.

Fonte: IVC Setembro 2009 (venda avulsa + assinatura).

Prêmios

O Estado de Minas é um jornal que se destaca na imprensa brasileira pelo seu jornalismo investigativo, coerente, detalhista, arrojado e, por tudo isso, tem alto grau de credibilidade junto ao público. Este desempenho resulta em vários prêmios em reconhecimento ao profissionalismo de sua equipe. São exemplos, reportagens como "Máfia dos Vampiros", as séries "A verdade sobre a transposição do São Francisco", "Deserdados da Cama", "Ouro de Minas - 300 anos de história" e "Livro negro do terrorismo no Brasil".

Prêmio Esso
Em 52 edições do Prêmio Esso, o Estado de Minas conquistou 32 premiações.

Imprensa Embratel
Dois prêmios nas categorias reportagem cultural e jornal/revista, além de uma menção honrosa.

Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Um prêmio na categoria reportagem de jornal.

Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo
Um prêmio na categoria jornalismo impresso.

Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo
Um prêmio na categoria jornal.

Concurso Anual da Society for News Design
Sete prêmios, nas categorias excelência gráfica e infografia.

Salão Internacional de Desenho para Imprensa
Dois prêmios, na categoria ilustração editorial e histórias em quadrinhos.

Prêmio da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd)
Dois prêmios, nas categorias venda B to C – serviços por assinatura de editoras e jornais.

Associação Nacional de Jornais (ANJ)
Um prêmio na categoria ação de marketing.

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

ANUNCIE EM NOSSOS VEÍCULOS

EMPRESAS DO GRUPO

FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND

 

topo ^