Terça-feira, 21 de outubro de 2014

 

HOME > FUNDAÇĂO ASSIS CHATEAUBRIAND

FUNDAÇĂO ASSIS CHATEAUBRIAND

As contribuições de Assis Chateaubriand e dos Diários Associados para o desenvolvimento de uma imprensa livre, moderna, ousada e de qualidade no Brasil – além de outras importantes inserções socioculturais – constituíram uma coleção inestimável de documentos que ensejaram uma ação providencial para preservá-los e disseminá-los para gerações futuras.

Foi neste contexto que membros do Condomínio Acionário dos Diários Associados criaram a Fundação Assis Chateaubriand em 1989, com um desafio: organizar a maior obra memorialística do Brasil, ou seja, os 12.215 artigos publicados por Chateaubriand na imprensa entre 1924 e 1968, além dos discursos proferidos da tribuna do Senado Federal, quando o jornalista representou os estados da Paraíba e do Maranhão.

Com o passar dos anos, houve a necessidade de se ampliar o leque de atuação da entidade, para além da vertente memorialística. Passou-se então a trabalhar com projetos que contribuem para o desenvolvimento do Brasil, a exemplo do que Chateaubriand sempre fez.

Assim, a Fundação promove concursos, seminários e eventos culturais; publica livros e desenvolve uma série de ações em vários estados brasileiros em parceria com órgãos públicos, empresas privadas e representantes do terceiro setor. O trabalho é feito com três focos: informação e comunicação na geração de conhecimento; educação básica e qualificação profissional, e cultura e esporte como ferramentas de transformação social.

Missão 

Produzir e disseminar informações sobre Assis Chateaubriand e sobre outras áreas do conhecimento, mobilizando comunidades, organizações e pessoas que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

PROJETOS EM ANDAMENTO

Ciência, Tecnologia e Inovação no dia a dia

Projeto de popularização e difusão da produção científica realizada no Distrito Federal, com divulgação de ações referentes ao desenvolvimento científico e tecnológico local. A iniciativa é uma parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal.

Período do projeto: março de 2010 a março de 2012.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Coral Chatô

Outra iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand é o Coral Chatô, aberto para funcionários e prestadores de serviços dos Diários Associados no DF, assinantes do Correio Braziliense e pessoas da comunidade. O grupo se apresenta em vários pontos da capital do país. Para participar do coral, basta ter uma noção básica de música e gostar de cantar.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Correio Braziliense Solidário 

O projeto consiste na realização de uma série de eventos sociais para arrecadar recursos que ajudam a transformar para melhor a vida de crianças e idosos do Distrito Federal.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Espaço Chatô

Parte integrante da estrutura da Fundação Assis Chateaubriand em Brasília (DF), o Espaço Chatô tem como objetivo de oferecer à população do Distrito Federal mais um local destinado a exposições e outros eventos culturais. As atividades contam ainda com ampla cobertura da mídia dos Diários Associados.

O Espaço Chatô busca ser mais um canal de comunicação para manter acesa a chama de Assis Chateaubriand no que se refere ao seu ideal de elevação do nível cívico e cultural do povo brasileiro, motivando sempre o debate das grandes questões nacionais e o incentivo ao desenvolvimento da educação.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Esporte e cidadania

Em 2011, a Fundação Assis Chateaubriand firmou parceria com a Secretaria de Esporte do Distrito Federal para implantação de projeto pedagógico nos centros olímpicos de Ceilândia, Samambaia e São Sebastião. Foram realizadas ações de estímulo do potencial das comunidades locais com práticas esportivas e socioeducativas. Em 2012, o trabalho continua nas três arenas esportivas e chega também ao Centro Olímpico do Riacho Fundo.

Período da 2ª etapa do projeto: fevereiro de 2012 a janeiro de 2013.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Leitor do Futuro 

Com o intuito de estimular jovens à leitura cotidiana, o projeto Leitor do Futuro desenvolve atividades para estudantes do ensino fundamental do DF, MA, MG, PB, PE e RN. O trabalho é dividido em dois vetores durante o ano letivo: escola no jornal e jornal na escola, aproveitando a estrutura dos veículos dos Diários Associados. No DF, o trabalho é coordenado pela Fundação Assis Chateaubriand.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Revelando Pernambuco

Construir um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor e a população em geral para potencializar o turismo no estado é o grande objetivo do projeto Revelando Pernambuco, cujas ações vêm sendo realizadas desde o início de 2011.  O trabalho conta com capacitação, estímulo e mobilização. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Assis Chateaubriand e o governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).

Período do projeto: dezembro de 2010 a junho de 2012.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Revista D.A Brasil

Veículo de comunicação interna com o objetivo de integrar as empresas que compõem os Diários Associados. Com periodicidade trimestral e tiragem de 6 mil exemplares distribuídos aos funcionários de todo o país, a revista é produzida pela Fundação Assis Chateaubriand.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

Sarau Chatô

Uma série de 12 eventos multiculturais criada para homenagear a memória de uma das principais personalidades da história da imprensa e da TV brasileira: Assis Chateaubriand, que sempre apoiou a cultura. Realizado em Brasília pela Fundação Assis Chateaubriand, o projeto reúne música, teatro, literatura, cinema, dança e artes plásticas. O patrocínio é da Petrobras.

Informações: WWW.FACBRASIL.ORG.BR

 

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO

ANUNCIE EM NOSSOS VEÍCULOS

EMPRESAS DO GRUPO

FUNDAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND

 

topo ^